A oferta de modelos educacionais que visam à formação de bilíngues tem crescido com muita rapidez no Brasil. Com esse crescimento, aumenta também a demanda por profissionais legalmente qualificados e pedagogicamente preparados para atuar nessas escolas. São escolas bilíngues, nas quais os conteúdos curriculares parcialmente lecionados em uma segunda língua no currículo, escolas com programas bilíngues, muitas vezes opcionais aos estudantes, escolas com carga horária estendida, que também almejam a formação de bilíngues.
No segundo semestre de 2020, o Conselho Nacional de Educação publicou um documento intitulado Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue. Neste documento, uma das exigências para a formação de professores é que profissionais que atuem em escolas bilíngues lecionando em segunda língua de currículo tenham uma formação específica de, no mínimo, 120 horas com foco em educação bilíngue.
Desta forma, este curso vem atender a esta demanda de formação de profissionais que atuam ou desejam atuar em escolas bilíngues de educação básica no Brasil, independentemente de suas áreas de licenciatura.
Ressaltamos que, para a conclusão do curso de aperfeiçoamento em Educação Bilíngue na Faculdade Progresso, o candidato deve possuir diploma de curso superior para obtenção da habilitação como especialista.