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CPA – Comissão Própria de Avaliação

Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um dos instrumentos do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

Tem como principal objetivo de acordo com as Normas, aplicar as avaliações regulares, para o corpo docente, discente e administrativo, para garantir que o resultado delas sejam efetivas para a instituição e que possam gerar melhorias e mudanças da nossa Instituição de Ensino.

A Comissão é responsável pela criação, organização e planejamento, coordenação do sistema de Avaliação Institucional da Faculdade Progresso.

Na Faculdade Progresso, a CPA trabalha com independência em relação à Mantenedora, e demais órgãos colegiados.

FUNÇÕES DA CPA:

Faz parte das Funções da CPA: Sua organização segue as seguintes etapas:

1. Elaborar o plano de trabalho anual.
2. Promover e apoiar os processos de avaliação internos e externos.
3. Sistematizar os processos de avaliação interna e externa.
4. Contribuir para o envolvimento da comunidade acadêmica nos processos de avaliação institucional, buscando integrá-los na dinâmica institucional
5. Prestar informações sobre a avaliação institucional ao Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais(INEP), sempre que solicitada.
6. • Articular-se com outras CPAs visando estabelecer ações e critérios comuns de avaliação, observado o perfil da Faculdade Progresso.
7. • Construir, aperfeiçoar e coordenar a aplicação dos instrumentos avaliativos necessários à avaliação das diferentes dimensões institucionais, em conformidade com o plano de trabalho anual.

MEMBROS DA CPA

A composição da CPA é feita por: 1 representantes Docente 1 representantes de Coordenação 1 representantes Técnico Administrativo 1 representantes Discente 1 representante da Sociedade Civil Organizada.

As 10 dimensões avaliadas pela CPA, de acordo com a Lei nº 10.861/2004

1. A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional
2. Ensino, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão
3. Responsabilidade Social
4. Comunicação com a Sociedade
5. Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho
6. Organização e Gestão da IES
7. Infraestrutura Física
8. Ações e Projetos de Planejamento da IES
9. Instrumentos e Políticas de Atendimento ao Alunos
10. Sustentabilidade financeira

As dimensões agregam os dados e informações da instituição e de seus cursos em três níveis, estabelecidos nas orientações gerais para o roteiro da auto avaliação (SINAES):

a. Núcleo Básico comum;
b. Núcleo de temas optativos – tópicos que podem ser ou não selecionados pela IES;
c. Núcleo de documentação, dados e indicadores – fundamentam e justificam as análises.

As dimensões a serem consideradas no processo de avaliação foram estabelecidas pela Lei nº 10.861/04, art. 3º, da seguinte forma:

Artigo 3º Avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio ‘de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente as seguintes:

I – a missão e o plano de desenvolvimento institucional;
II – a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização incluídos os procedimentos para estímulos à produção acadêmica, de bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
III – a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
IV – a comunicação com a sociedade;
V – as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
VI – Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios;
VII – infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
VIII – planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da auto avaliação institucional;
IX – políticas de atendimento aos estudantes (egressos);
X – sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

RESULTADOS E APLICAÇÕES

Cabe à Comissão Própria de Avaliação – CPA, a divulgação semestral dos instrumentos e procedimentos a serem aplicados no Processo de Avaliação Institucional em acordo, sempre que possível, com o SINAES.

São atribuídos conceitos ao final de cada etapa, com relatório descritivo dos procedimentos e dos instrumentos adotados, e os resultados da Avaliação institucional são fornecidos e encaminhados aos interessados para serem trabalhados, estabelecendo comparação entre a situação existente e a ideal, para tomada de decisões sobre mudanças a serem adotadas.
O resultado da avaliação aparece, para cada dimensão, como condições:

· Sem opinião;
· Insuficiente;
· Regular;
· Bom;
· Ótimo.

Os resultados das avaliações são submetidos à deliberação do Colegiado Superior da Faculdade Progresso.

Nessa etapa, as discussões são objetivas, com exposição das decisões da maneira mais clara possível, com prazos definidos, impossibilidades designadas e recursos mobilizados, buscando-se a solução para os problemas apontados.

Os processos de avaliação interna e externa são refeitos constantemente, para retroalimentação do sistema e aperfeiçoamento da instituição.

RELATÓRIOS

Os resultados do processo de avaliação são compostos pelos resultados das discussões, da análise dos dados e da interpretação das informações e os relatórios devem contemplar:

· Os resultados da auto avaliação e da avaliação externa;
· Os resultados da avaliação de cursos e desempenho discente.

A Avaliação Institucional no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES é a integração do processo avaliativo e abrange, dentre outros, a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e os compromissos de responsabilidades sociais.

Auto avaliação institucional e avaliações externas: análise e divulgação interna e externa dos resultados, por exposição aos colegiados docentes e discentes e mídias eletrônicas. Elaboração do relatório de auto avaliação.

AÇÕES DECORRENTES DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DO CURSO

O Projeto Pedagógico não é visto aqui como um documento burocrático, mas, de fato, como orientador da efetivação do currículo do Curso.

É uma realidade em constante evolução e transformação das mudanças na área acadêmica, o que o leva a ser avaliado e atualizado.

A avaliação contribui para que no Projeto Pedagógico sejam identificadas possibilidades de orientar, justificar, escolher e tomar decisões.

Ao realizar atividades de avaliação, o Curso considera seus objetivos e princípios orientadores, inclusive aquele que porventura tenha sofrido mudanças legais.

A avaliação do curso compreende os aspectos curriculares (plano semestral de oferta de disciplinas, duração das disciplinas e do curso, cumprimento das diretrizes curriculares), metodológicos, além do cumprimento da missão, dos objetivos e do perfil profissional delineado. São ainda avaliados o corpo docente (titulação, regime de trabalho, programas de capacitação) etc, o corpo discente, a biblioteca, a secretaria do Curso etc.

OBJETIVOS

Apreciar:
a) O cumprimento dos princípios, finalidades e objetivos institucionais;
b) A missão e o plano de desenvolvimento institucional (PDI); c) As políticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão;
d) A responsabilidade social da instituição;
e) A infraestrutura física;
f) A comunicação com a sociedade;
g) A organização e gestão da instituição;
h) O planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da auto avaliação institucional;
i) As políticas de atendimento aos estudantes;
• Definir e implementar procedimentos de organização, processamento e análise das informações coletadas no âmbito do processo avaliativo.
• Definir e aplicar indicadores de avaliação comuns ao conjunto das unidades acadêmicas e administrativas, contemplando as diretrizes e orientações estabelecidas legalmente para a avaliação das dimensões/eixos.
• Elaborar relatórios de avaliação institucional, atendendo às recomendações e aos prazos estabelecidos na legislação federal pertinente. • Acompanhar de forma contínua as decisões tomadas pelas instâncias competentes com base nos resultados do processo avaliativo.