Biblioteca Faculdade Progresso

Política de Desenvolvimento das  Coleções do Acervo
Faculdade Progresso

A Biblioteca  da Faculdade Progresso  têm como objetivo dar suporte às pesquisas solicitadas pelos seus alunos e corpo docente, nos diversos cursos administrados pelo a Faculdade,  fornecendo  informações precisas, atuais e com rapidez adequada às suas necessidades. Portanto, é preciso sempre detectar quais são os interesses, desejos, necessidades e demandas dos usuários para orientar e oferecer serviços que devam ser processados e disseminados.

A Faculdade Progresso  sugerirá aos seus usuários materiais e serviços adequados para desenvolvimento e aperfeiçoamento. Os alunos, com orientação do corpo docente, entrarão em contato com obras representativas de cada área do conhecimento, incutindo a consciência da necessidade de permanente atualização em consequência da dinâmica e da alta competitividade do mercado de trabalho. A implantação de políticas de seleção e aquisição é elaborada como forma de planejamento e busca de manutenção da qualidade do acervo.

Política de Seleção
É essencial que se estabeleça uma política de seleção para evitar que a coleção se transforme em um agrupamento desajustado de documentos. Assim, cabe ao bibliotecário responsável definir critérios e responsabilidades para a organização destes documentos. A política de seleção tem os seguintes objetivos: permitir o crescimento racional e equilibrado do acervo nas áreas de atuação da Instituição; identificar elementos adequados à formação de coleção; determinar critérios para duplicação de títulos; estabelecer prioridades de aquisição de material.

A formação do acervo deve ser constituída por uma política de aquisição que, de acordo com seus recursos orçamentários, deva ser constituída de diferentes tipos de materiais, tais como: obras de referência, bibliografias, índices, livros, periódicos, folhetos, jornais e outros. Estes materiais devem: suprir os programas de ensino dos cursos de graduação  da Faculdade Progresso,  dar apoio aos programas de pesquisa e extensão da Instituição; fornecer obras que elevem o nível de conhecimento geral específico de seus congregado.

Critérios de Seleção
A primeira grande subdivisão para estabelecer o critério de seleção é o assunto, ou seja, a temática do acervo. E é imprescindível que os critérios observem atentamente o assunto, os usuários, os documentos e os preços. Quanto à formação do acervo, o material bibliográfico e audiovisual deve  ser rigorosamente selecionado, observando-se os seguintes critérios:

  • Adequação do material aos objetivos e níveis educacionais de Instituição;
  • Autoridade do autor e/ou editor;
  • Edição atualizada;
  • Escassez de material sobre o assunto na coleção da Biblioteca;
  • Aparecimento do título em bibliografias, catálogos de editores e índices;
  • Qualidade técnica;
  • Número de usuários potenciais que poderão utilizar o material;
  • Reputação do publicador ou produtor;
  • Preço acessível;
  • Condições físicas do material.

Fontes para Seleção
Apesar de a seleção qualitativa ser de responsabilidade do corpo docente e coordenação, a descoberta de novos materiais constitui preocupação dos Bibliotecários.

Serão utilizadas diversas fontes de informação: bibliografias especializadas; catálogos, listas e propagandas diversas de editores e livreiros; guias de literatura geral e especializada; bem como sugestões de usuários.

Responsabilidade pela Seleção
Estabelecida a parceria entre bibliotecário e corpo docente, cabe ao conjunto a responsabilidade pela seleção do material. Espera-se que os professores contribuam decisivamente para a formação de uma seleção de boa qualidade, visto que são conhecedores da literatura, nas suas perspectivas áreas, podendo, assim, selecionar criteriosamente o material a ser adquirido.

Seleção Quantitativa
- Literatura básica: Material bibliográfico para o desenvolvimento da disciplina e considerado de leitura obrigatória. O acervo é adquirido a partir de indicação das bibliografias básicas indicadas pelos seus docentes, coordenadores da graduação e pós-graduação, de acordo com as necessidades de cada disciplina. A quantidade de exemplares é seguida conforme recomendações dos órgãos oficiais de Educação e demanda de uso das obras.

- Literatura complementar e/ou atualização: Fazem da literatura complementar os livros necessários à atualização de bibliografia, sejam eles para pesquisa e/ou conteúdo programático das disciplinas ministradas na Instituição, bem como para o desenvolvimento de atividades administrativas. Estes títulos serão adquiridos e estarão à disposição para consulta e empréstimo. A aquisição da quantidade dos exemplares será definida de acordo com a demanda.

Coleção de referência
Será dada atenção especial à aquisição de material de referência. Serão incluídos materiais, tais como dicionários gerais e especializados, guias e catálogos de teses. Será de competência da Biblioteca a seleção destes materiais, consultando especialistas no assunto ou área.

Periódicos
A cada 12 (doze) meses, a Biblioteca realizará uma avaliação da coleção de periódicos, tanto os fisicamente disponíveis, quanto os pertencentes à base de dados eletrônicos, com o objetivo de colher subsídios para tomada de decisão em relação à compra. A listagem dos títulos recém-adquiridos será enviada para análise dos docentes, no sentido de se realizar o cancelamento de títulos que já não atendam às suas necessidades. Haverá a inclusão de novos títulos, necessários para o desenvolvimento do conteúdo programático e/ou atualização, bem como a manutenção dos títulos já adquiridos. Para esta análise deverão ser observados os seguintes critérios:

- Inclusão: títulos publicados na área e sem equivalente disponível da Biblioteca; títulos necessários em decorrência de alteração de currículo; títulos para implantação de novos cursos; e títulos necessários ao desenvolvimento de pesquisa, desde que esteja vinculada a Faculdade Progresso.

- Cancelamento: quando um novo título for mais abrangente do que o já existente no acervo da Biblioteca; quando não mais existir interesse da comunidade acadêmica pelo título, por motivos devidamente justificados; e outros.

- Jornais e revistas de caráter informativo
A Biblioteca irá adquirir jornais de informações gerais (locais, estaduais e nacionais) e revistas de caráter informativo de âmbito nacional.

Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Os trabalhos dos alunos da Faculdade Progresso,  os que obterem a nota 9 (nove) serão encaminhados para a biblioteca e serão mantidos por cinco anos e posteriormente digitalizados.

Prioridades de Aquisições
A BIBLIOTECA ESTABELECEU AS SEGUINTES PRIORIDADES PARA A AQUISIÇÃO DE MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS:

- Periódicos de referência (base de dados, bibliografias etc.); Assinatura de periódicos, conforme a indicação dos docentes; Obras que sejam de interesse para outros cursos de graduação.  Obras para cursos em fase de reconhecimento, credenciamento, recredenciamento ou implantação; Desenvolvimento de pesquisas vinculadas  a Faculdade Progresso   materiais para dar suporte técnico a outros setores da Instituição.

- Doações: os materiais recebidos como doações são submetidos aos mesmos critérios do material adquirido. Não serão adicionados novos títulos e/ou volumes ao acervo somente porque foram recebidos de forma gratuita. Quanto às doações recebidas, a Biblioteca poderá dispor das mesmas: incorporando-as ao acervo; doando-as e/ou permutando-as com outras Instituições; ou descartando-as. Para a seleção das obras doadas, serão consultados os especialistas no assunto, obedecendo aos critérios abaixo:

- Livros: indicação do título em bibliografias e abstracts; condições físicas do material; língua em que está impresso; autoridade do autor, editor e do próprio tradutor, se for o caso, relevância do conteúdo para a comunidade universitária.

- Periódicos: no caso da existência do título, serão aceitos periódicos a fim de complementar faltas e/ou coleção; no caso da não existência do título, será aceito somente aquele cujo conteúdo seja adequado aos interesses da comunidade universitária; indexação do título em índices abstracts; citação em bibliografias.

Debastamento de Material Bibliográfico e Especial
Havendo necessidade do desbastamento, que é o processo pelo qual se retira do acervo títulos e/ou exemplares, parte de coleções, quer para remanejamento ou para descarte, a bibliotecária juntamente com o corpo docente fará a avaliação para tais medidas.

- Em caso de remanejamento: havendo necessidade de armazenar em depósito o material bibliográfico, com o objetivo de abrir espaço para novos materiais, ficará organizado e à disposição da comunidade acadêmica quando solicitado.

Critérios para se remanejar material bibliográfico

  • Coleções de periódicos com valor histórico;
  • Títulos históricos e não utilizados durante cinco anos;
  • Coleção de periódicos correntes, anterior aos últimos cinco anos;
  • Coleções de periódicos de compra encerrada e que tenham a possibilidade de ser reativados.

- Em caso de descarte: chamamos de descarte o processo no qual o material bibliográfico, após ser avaliado, é retirado da coleção ativa, para ser doado a outras Instituições ou eliminado do acervo, possibilitando a economia de espaço.

A Biblioteca adotará para descarte de livros os seguintes critérios:

- Inadequação: obras cujo conteúdo não interessa à Instituição; as incorporadas ao acervo anteriormente sem uma seleção prévia e/ou escritas em idioma pouco acessível;

- Desatualização: Este critério se aplica principalmente a obras cujo conteúdo já foi superado por novas edições. Entretanto, para aplicação deste critério, deve-se levar em consideração, principalmente, a área de conhecimento ao qual se refere a obra;

- Condições físicas (sujas, infectadas, deterioradas ou rasgadas): após a análise do conteúdo e relevância da obra, esta deverá ser recuperada se for considerada de valor e não disponível no mercado para substituição; se o custo  for inferior ao da recuperação do material, será feita a aquisição e o material descartado.
Para o descarte de periódicos, a Biblioteca adotará os seguintes critérios:

  • Coleções não correntes que não apresentem demanda;
  • Periódicos de divulgação geral e/ou de interesse temporário;
  • Periódicos recebidos em duplicata;
  • Coleção de periódicos de caráter não científico.

Requisição de material
Em caso de extravio ou inutilização de obras, o usuário deve comunicar a Biblioteca imediatamente, para que faça a Reposição de Material, caso contrário, está sujeito à suspensão diária enquanto não comunicar o fato à Biblioteca. O usuário que ficar com débito, será obrigado a repor com obra idêntica. Se a obra estiver esgotada, o usuário deverá repor com outra obra no valor correspondente, indicada e aprovada pela bibliotecária geral que usará os mesmos critérios de seleção e aquisição de obras para aprovar ou reprovar. Mesmo em caso de roubo e apresentação do Boletim de Ocorrência (BO), o aluno deve pagar ou substituir o material, já que estava sob sua responsabilidade.

Avaliação da Coleção
A avaliação sistemática da coleção deve ser entendida como o processo utilizado para se determinar o valor e a adequação da coleção, em função dos objetivos das bibliotecas e da  própria Faculdade  Progresso, possibilitando traçar diretriz quanto à aquisição, à acessibilidade e ao descarte.

A Biblioteca deverá proceder à avaliação do seu acervo uma vez a cada dois anos, sendo empregados métodos quantitativos e qualitativos, cujo resultados serão comparados e analisados, assegurando o alcance dos objetivos da avaliação da coleção. Na avaliação do acervo serão utilizados os seguintes critérios:

Distribuição percentual do acervo por área
Faz-se necessária a divisão de recursos entre os cursos , através de estatísticas sendo estabelecidos percentuais de materiais existentes na área de atuação da Faculdade Progresso . A análise das estatísticas de uso do material permitirá a determinação dos títulos que requerem múltiplas cópias e daqueles cuja duplicação é desnecessária.

Por outro lado, se for comprovada sub-utilização dos recursos bibliográficos em alguma área, a biblioteca deverá investigar as causas do problema, tais como: falta de qualidade do material existente, desatualização, ausência de interesse, inexistência dessa área de estudo na Faculdade  Progresso, desconhecimento da existência da obra etc.

A análise dos resultados demonstrará quais os cursos que deverão ter sua coleção implementada (seja em exemplares, títulos, material em português etc.) e quais áreas de pesquisa desprovidas de material bibliográfico e especial que carecem de providências.

Sugestões dos Usuários
A sugestão do usuário é um parâmetro seguro para se avaliar as coleções e, consequentemente, verifica se a coleção satisfaz aos usuários; determina os tipos e níveis de necessidade; e constata as mudanças de interesse por parte da comunidade universitária.

Localização
Rua da Platina, 556 - Tatuapé (próximo ao metrô Tatuapé)
São Paulo - SP