PEDAGOGIA

library-girl

DESCRIÇÃO DO CURSO

O Curso de PEDAGOGIA da FACULDADE PROGRESSO foi reconhecido pelo MEC conforme a portaria de nº 201414499, publicada no Diário Oficial em 23 de dezembro de 2015, com  a nota 4 (quatro) e recebeu a nota de  excelência na avaliação  do Corpo Docente. Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial em nível superior (do Conselho Nacional da Educação CNEE 02/2015), a atual Matriz Curricular foi desenvolvida com duração de 4  anos,  tendo  20% de sua carga horária na modalidade semi-presencial. Essa Matriz traz a teoria e a prática como componentes curriculares, direcionando a formação do Pedagogo para atuar como Professor e Gestor nos diferentes segmentos da área educacional. Como Professor, irá exercer a docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (anos iniciais) e nas respectivas modalidades da Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e das Novas Tecnologias. Como Gestor, o Pedagogo é o responsável por planejar, coordenar, dirigir e implantar escolas, além de aplicar seus conhecimentos pedagógicos em outras áreas não escolares, mas que sejam relativas ao processo de ensino-aprendizagem.

A Profissão do Pedagogo na prática: A Educação é a principal ferramenta na construção da sociedade, em sintonia com essa realidade, o Curso de Pedagogia da Faculdade Progresso prevê como condição básica a realização de atividades educativas por meio da prática, do planejamento e dos conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos ao longo do Curso. Ao tornar-se um profissional da Pedagogia, além da docência nas salas de aula (Educação Infantil e Ensino Fundamental- anos iniciais), poderá exercer outras funções e praticar seus conhecimentos, por possuir o embasamento teórico  nas disciplinas de didática; na psicologia; nas teorias da aprendizagem, e em outros espaços de estágios e campos de atuação (ambientes empresariais, comunitários e hospitalares). Com isso, amplia-se a necessidade de formação do Pedagogo, que cada vez é mais solicitado, tendo em vista sua formação acadêmica.

Mercado de Trabalho para o Pedagogo: Além da possibilidade de atuar nas redes Estadual, Municipal e Particular do ensino, existem muitos outros ramos em que o Pedagogo poderá estar presente, como os ambientes não escolares, nos quais a presença do profissional da educação  é um diferencial. Um deles é a Pedagogia Hospitalar, cuja importância vem se fortalecendo cada vez mais.  Outras dimensões educativas abordam as funções de educador social, profissional ligado a ONGs, Hospitais, Bibliotecas, TVs Educativas, Empresas e Assessorias Pedagógicas.

Ficha Técnica

Tipo de Formação - Licenciatura
Duração - 3 anos (6 semestres)
Horário: Noturno
Modalidade: - Presencial - Encontros de segunda a quinta-feira
20% da carga horária para atividades a distância
Coordenadora - Profª Ms. Leide de Andrade Victorino
E-mail: leide@faculdadeprogresso.edu.br

inscreva-se-botao

facebook-per-page Conheça a página do curso de Pedagogia